Seminário Internacional Impasses e Alternativas da Proteção Social no Século XXI

Postado por Leonardo Honorato em 18/abr/2024 - Sem Comentários

Dias 14 e 15 de maio de 2024

Escola de Serviço Social –  Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói

A finalidade do seminário é discutir os principais desafios enfrentados por sistemas de proteção social em nível global, diante do aumento da pobreza e das desigualdades na terceira década do século 21. As mudanças demográficas, tecnológicas e econômicas, além da pandemia de Covid-19, aprofundaram a crise econômica, o desemprego, a precariedade e informalidade do trabalho em contexto de neoliberalismo e austeridade fiscal.

Novos problemas sociais e formas de vulnerabilidade social vêm sendo produzidas. Trata-se de entender como países do Norte e do Sul global estão enfrentando esse momento de crise, quando as formas clássicas de proteção social, estruturadas sob outras condições sociais, econômicas e tecnológicas, já não conseguem absorver as atuais demandas sociais e criar alternativas que mudem efetivamente as vidas dos mais vulneráveis. É necessário que os sistemas de proteção social, com inovações no papel e nas ações do Estado, levem em conta essas mudanças e fomentem instituições e relações transversais com atores de diversos segmentos sociais.

O Seminário reunirá pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais, além de gestores e representantes de movimentos sociais. O intercâmbio de estudos, experiências e alternativas contribuirá para a difusão científica e o adensamento analítico sobre a proteção social no mundo pós-Covid-19.

Participe e inscreva seu trabalho!

As inscrições de trabalhos e as inscrições para participação no Seminário Internacional já estão abertas.

As inscrições de trabalhos vão até o dia 01/05. Não perca tempo e envie o seu!!!

Informações sobre a programação do evento e instruções para a inscrição de trabalhos no site: https://politicasocial.uff.br/seminario-protecao-social-no-seculo-xxi