Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social/Centro de Referência Social – NPHPS/CRD

Este Centro é resultado direto da preocupação com o acervo bibliográfico e documental existente na Escola de Serviço Social. O CRD objetiva se constituir em um centro de referência para o estudo da história da assistência social na Região Fluminense, bem como das especificidades regionais da história do Serviço Social.

Procurando o CRD você terá acesso a informações que ajudarão em suas atividades acadêmicas e profissionais para:

• Elaboração de teses, dissertações e monografias de conclusão de cursos;
  • Futuras pesquisas;
  • Conhecimento dos aspectos sociais e o seu desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro, especialmente na Cidade de Niterói;
  • Conhecimento dos mecanismos de ação dos assistentes sociais em diversas instituições;
  • Conhecimento da evolução da profissão, desde a criação da Escola de Serviço Social da UFF;
  • Conhecimento de formas de participação comunitária.

O acervo do NPHPS/CRD é constituído da seguinte forma:

• Pelas fontes documentais através de doação de docentes e ex-docentes da escola – e que nos permite conhecer um pouco da história da assistência fluminense bem como da ESS e da proteção social em nosso município;
  • As fontes (e produtos) geradas pelas pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social;
  • Pelos Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e Monografias de Pós-Graduação (especialização, mestrado e doutorado) resultantes dos vários projetos em andamento;
  • Pelos TCCs e monografias da pós, onde as professoras do NPHPS/CRD estiveram nas Bancas.

O CRD ajudou a consolidar uma atuação interdisciplinar e interdepartamental – envolvendo o Departamento de Serviço Social e o Curso de Arquivologia. Adotamos, assim, desde o início, uma dinâmica extensionista que apoia a pesquisa e ao mesmo tempo organiza fontes documentais, sendo esse um dos seus principais méritos, ao permitir a organização de fontes para pesquisas futuras, bem como a divulgação (a partir de eventos) da história profissional.

O CRD possui uma modesta filmoteca (constituída por fitas VHS e DVDs – envolvendo curtas, longas e documentários) que vem sendo disponibilizada para docentes e discentes da Escola. Muitos de nossos projetos trabalham com a metodologia da história oral, registrando falas e imagens. Em consequência dessa experiência, demos início a construção de um banco de dados com essas imagens e falas.

No CRD você poderá conhecer o perfil do doador e sua trajetória profissional, instituições assistenciais e estudos de temas diversos como:

• Assistência Social;
  • Direitos Humanos;
  • Educação;
  • Ética;
  • Famílias;
  • Gênero;
  • História;
  • Infância e Adolescência;
  • Maternidades;
  • Matrizes Teóricas;
  • Memória Social;
  • Movimentos Sociais;
  • Mulheres;
  • Pesquisa Social;
  • Política Social;
  • Prática Profissional;
  • Reconceituação;
  • Saúde;
  • Serviço social de grupo, caso e comunidade.
  • Violências e Segurança Pública.

Coordenadora do Núcleo: Rita de Cássia Santos Freitas, professora titular do Departamento de Serviço Social de Niterói.

Local: Rua Alexandre Moura, 8 – Bloco E, sala 418 – Campus do Gragoatá – São Domingos – Niterói – RJ

Horário de Atendimento: 11h às 17h.