Nota de Apoio à Professora Doutora Marilda Villela Iamamoto

Postado por Leonardo Honorato em 03/dez/2024 - Sem Comentários

A Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense manifesta apoio e irrestrita solidariedade à Professora Doutora Marilda Villela Iamamoto, em função do inquérito administrativo que a Procuradoria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro vem movendo contra a docente, acusando-a injustamente de suposta má fé no recebimento de proventos enquanto servidora pública.

As motivações que substanciam o inquérito remete-se a inserção profissional no Instituto Nacional do Seguro Social, no período da ditadura empresarial militar, em que a Professora Marilda se encontrava impedida de exercer suas funções profissionais devido a prisão política e ao terrorismo de Estado que atravessou a sociedade e, de modo singular, o exercício da sua liberdade. No ano que (des) comemora-se seis décadas da ditadura empresarial militar, esta ação inquisidora vinda universidade em que Marilda exerceu por anos atividades profissionais, contribuindo com a formação de gerações de assistentes sociais brasileiros e latino-americanos, apresenta-se como expressão de um grave retrocesso político e social.

É inconteste o protagonismo teórico e político da Professora Marilda no Serviço Social e no conjunto das ciências sociais. O compromisso com a pesquisa, a honestidade intelectual, a rigorosidade teórico metodológica e a defesa intransigente da democracia como principio ético político marcam a sua trajetória profissional. Qualquer intento de criminalizar na contemporaneidade ações de uma intelectual que resistiu às agruras da violência do Estado ditatorial se apresenta como reiteradora do autoritarismo legatário à formação social brasileira, reprodutor da barbárie e negador da memória e da verdade histórica.

Todo apoio à Professora Marilda Villela Iamamoto!

Escola de Serviço Social – UFF/Niterói

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content