Postado por Leonardo Honorato em 23/jul/2021 - Sem Comentários
Como vai, companheira?
Somos dois grupos distintos de mulheres que discutem os efeitos da militarização em nossas vidas. Recentemente, cada grupo produziu um material pautado em suas discussões, que conversam entre si: as publicações “Violências de gênero em contextos militarizados: uma cartografia escrita por mulheres’’ e “A Fortaleza das Mulheres: relatos sobre a militarização da vida”.
Entendendo essa similaridade entre as iniciativas, com a necessidade de lançar os frutos desses trabalhos, resolvemos nos juntar ao julho negro, que é uma articulação internacional de luta contra o racismo, a militarização e o apartheid, organizado por mães e familiares de vítimas da violência do estado.
Convidamos você para a roda de conversa “Os Impactos da Militarização por Elas”, ocasião de lançamento das publicações, com um bate papo sobre seus processos de construção e como o tema em questão impacta até hoje nosso cotidiano.
Dia 28 de julho de 2021, às 18 horas.
Através da página do Julho Negro no Facebook: https://www.facebook.com/5julhonegro/
Sigam nossa página no Instagram! @desmilitarizacaoporelas
Até breve!
Postado por Leonardo Honorato em 20/jul/2021 - Sem Comentários
Inscrições para estágio obrigatório em graduação serão aceitas até a próxima quinta-feira (22/7). Há possibilidade de estágio na modalidade remota. De acordo com edital, quem tiver interesse em uma das vagas disponíveis terá até o próximo dia 22 (quinta-feira) para se candidatar.
Ao todo são 50 vagas disponíveis, para estudantes de graduação dos cursos de Administração, Farmácia, Musicoterapia, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social. O local de atuação varia entre capital e demais municípios do estado onde haja uma unidade de cumprimento de medida socioeducativa e o candidato deverá optar pelo local no ato da inscrição, não podendo a opção ser alterada posteriormente.
A novidade do edital é que, devido ao período de distanciamento social, foram oferecidas algumas vagas para estágio na modalidade remota, com as horas a serem combinadas pelo profissional responsável pelo acompanhamento das atividades do estagiário. A seleção será para preenchimento imediato de vagas, porém haverá cadastro de reserva com possibilidade de chamada até o primeiro semestre de 2022.
A comissão organizadora e avaliadora é composta pela equipe da Divisão de Estudo, Pesquisa e Estágio, da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (DEPE/ESGSE). A divulgação do resultado será no dia 16 de agosto, após o período de interposição de recursos.
As inscrições deverão ser realizadas pela internet, no portal da ESGSE no site do Degase, onde também é possível baixar e ler o edital na íntegra. O candidato deve ficar atento a todos os requisitos exigidos pelo edital pois a materialização da inscrição implica no conhecimento e na tácita aceitação, por parte do candidato, das normas e condições estabelecidas nele.
PARA INSCRIÇÃO:http://novodegase.rj.gov.br/esgse/#qx-academia-slider-27133
Postado por Leonardo Honorato em 13/jul/2021 - Sem Comentários
No dia 16 de julho, às 18h, dentro da _9ª edição do Julho das Pretas,_ as Articuladas têm o prazer de convidar a todes para o lançamento de nossa publicação _“Violência Institucional, mulheres e resistências”._
Realizaremos uma Roda de Conversa sobre as reflexões e contamos com a sua participação.
Nossas convidadas, escritoras da revista, estarão presentes nesse bate-papo.
_*A Articuladas – Mulheres no Enfrentamento à Violência Institucional*_ é uma coletiva de mulheres que combate a violência contra as mulheres no seu fazer cotidiano. Nossa missão, com base em ações antirracistas, antissexistas e contra a lgbtfobia, é articular, incidir e fortalecer as estratégias e políticas de enfrentamento à violência institucional, para a promoção dos direitos humanos de mulheres cis e trans, prioritariamente negras.
Dia 16/07/2021, às 18h.
Assista pelo nosso canal do Youtube!https://youtu.be/g5lhvdIn1X8
*Fortaleça as Articuladas! Inscreva-se no nosso canal!*
Postado por Leonardo Honorato em 08/jul/2021 - Sem Comentários
Projeto de Extensão “Capitalismo, TEC e Comunicação em Rede “, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Lucí Faria Pinheiro.
Dia 27.07, às 18h, teremos as seguintes participações:
– Daniele Martins – Jornalista. Coordenadora de Projetos e Comunicação do InPACTO;
– Flávia Moura – Prof.ª Dr.ª do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Coordenadora do GETECOM/UFMA;
– Luciana Conforti – Juíza de Trabalho. Vice-presidenta da ANAMATRA;
– Natália Suzuki – Jornalista e cientista social. Coordenadora do Programa Escravo, nem pensar! da Repórter Brasil;
– Xavier Plassat – Frei dominicano. Cientista Social. Coordenador da Campanha Nacional “De Olho Aberto para não Virar Escravo” da CPT.
Contaremos com a participação do roteirista e escritor Vitor Camargo de Melo e o lançamento do livro “Embaixo das unhas”. O romance retrata a escravidão em tempos atuais e desmantelamento da proteção social no Brasil.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=SHUTHiQ-3F0
Inscrições pelo site da PROEX/UFF: http://www.extensao.uff.br/inscricao/?curso=4431
Haverá emissão de certificados.